9 de abril é a data de abertura da exposição “Tessituras Contemporâneas” em Joinville. Reunirá obras de artistas catarinenses no pavilhão do Instituto Internacional Juarez Machado, mesma data da abertura da SP-Arte, a primeira feira de artes visuais do Brasil e o mais relevante evento do mercado das artes no hemisfério sul.
A proposta de PICTA Escritório de Arte é fazer um recorte da arte contemporânea de Santa Catarina. O conjunto de obras apresentado em Joinville dialoga com o pensamento do artista contemporâneo joinvillense Schwanke (1951-1992) através da obra “Rosa e Azul de Renoir” (1979) também presente na exposição. A programação de 10 a 30 de abril inclui palestras sobre arte, conversa com os artistas e visitas guiadas, formas de aproximar as pessoas da produção artística e promover a experimentação de sentimentos pelas obras de arte.
SP-Arte reúne galerias de arte do Brasil e de várias partes do mundo. Em cinco dias, apresenta a oportunidade para se travar contato com obras, artistas, curadores e outros profissionais do sistema das artes. A Feira é enriquecida, ainda, por atividades culturais, como o Programa Educativo, organizado por Adriano Pedrosa [com a realização dos Diálogos e do Laboratório Curatorial] e Núcleo Editorial [com a presença de revistas, editoras de livros de artista, lançamentos de livros e uma exposição especial dedicada ao tema].
Em São Paulo, o reflexo da realização da SP-Arte pode ser visto em toda a cidade, com a programação dos museus, centros culturais, galerias e visitas especiais a essas instituições, coleções privadas e ateliês de artistas.
Em Santa Catarina, a união de duas iniciativas privadas, o espaço cultural do Instituto Internacional Juarez
Machado e PICTA Escritório de Arte promotora da exposição, refletirá no olhar das pessoas o mundo possível
das artes visuais no Estado.