MARCELO TINOCO
São Paulo, 1967
Vive e trabalha em São Paulo.
A série Fotorama, resultante de pesquisa realizada pelo fotógrafo Marcelo Tinoco nos últimos três anos, ativa a reflexão sobre as relações entre o ato fotográfico e a criação ficcional na cultura do banco de dados. Estamos diante de um procedimento fotográfico que nasce documental, torna-se arquivístico e culmina em construção de natureza ficcional.
As paisagens, as personagens, as situações são submetidas a um exercício de reciclagem que resulta em imaginário nômade. Em cada imagem, a colagem de instantes decisivos e a aproximação de geografias até então díspares.
Formado em Artes Plásticas na FAAP Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, em 1993.
Exposições Individuais: 2014, Histórias Naturais, Caixa Cultural, Rio de Janeiro, Era uma vez..., Zipper Galeria, São Paulo. 2013, II Mostra do Programa de Fotografia, CCSP Centro Cultural São Paulo. 2012, Nova Fotografia. MIS Museu da Imagem e do Som, São Paulo. 2011.Fotorama & Timeless. Consulado Brasileiro de Frankfurt, Alemanha. Participou de exposições coletivas: 2014, Qu’est-ce que c’est la photographie?, Galeria Casa da Imagem, Curitiba, Foto Bienal MASP/Pirelli, MON, Museu Oscar Niemyer, Curitiba. 2013, I Foto Bienal MASP/Pirelli. MASP Museu de Arte de São Paulo, 38º SARP Salão de Arte de Ribeirão Preto. MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto.
Recebeu em 2013 o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e o Prêmio aquisição - 45º Salão de Arte de Piracicaba.