FLÁVIA JUNQUEIRA

São Paulo, 1985

Vive e trabalha em São Paulo.
A partir de acúmulos e amontoamentos, manifestos pelos empilhamentos, pelas justaposições e sobreposições de objetos lúdicos e de referência explícita ao universo e ao imaginário infantil, Flávia Junqueira indaga e nos propõe refletir sobre os sentidos da memória e alguns elementos deste imaginário. A melancolia da infância, a imaginação como fonte geradora da realidade do absurdo, o realismo fantasioso são, entre outros, pontos relevantes para a construção de suas imagens fotográficas.
Graduada em Bacharelado no curso de Artes Plásticas pela FAAP, também integrou em 2010 o Programa PIESP da Escola São Paulo sob coordenação de Adriano Pedrosa. 
Atualmente a artista realiza o programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da Universidade de São Paulo sob orientação do prof. Dr. Mário Celso Ramiro de Andrade. 
Recentemente participou da residência Cité Internationale Dês Arts em Paris através de bolsa contemplada pela FAAP e também integrou o projeto do programa de residências da Izolyatsia’s Platform for Cultural Initiatives na cidade de Donestk na Ucrânia com curadoria de Boris Mikailov. 
Entre os principais projetos e exposições coletivas que participou destacam-se a residência RedBull House of Art, o programa de exposições do The World Bank Art Program, a participação no Atêlie Aberto #5 da Casa omada, a individual “Na Companhia dos Objetos” no MAC em Curitiba, a Exposição “Tomorrow i will be born again” – Cité Dês Arts, a coletiva Subjetivo Feminino: una mirada latino americana do projeto Photo España e também a participação nas exposições Temporada de Projetos Paço das Artes, Prêmio Energias na Arte no Instituto Tomie Otahke, Kaunas Photo festival entre outras.